As iniciativas, aprovadas por unanimidade na Assembleia Municipal, contemplam bombeiros de todas as idades e com diferentes tempos de serviço.
O município dePedrógão Grandecriou 17 medidas de apoio aos bombeiros voluntários locais, que incluem refeições escolares, bolsas de estudo, pagamento de propinas, isenção deIMIe despesas com o lar daMisericórdia, foi anunciado esta quinta-feira.
As medidas distribuem-se por diversas áreas, como habitação, educação, justiça, desporto, cultura e lazer, e constam de um regulamento aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal.
"O objetivo é estimular e reconhecer todos os que se colocam ao serviço da população, contribuindo, com isso, para o aumento do número de bombeiros no imediato e também no futuro", salienta um comunicado da autarquia do distrito de Leiria enviado à agência Lusa.
Citado na nota, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande considera que estes apoios são um dever para "honrar, respeitar e estar gratos a estes homens e mulheres que se colocam em situações limite e em risco de vida".
"Estas medidas são um reconhecimento e a demonstração de respeito, mas também um mecanismo de apoio à sustentabilidade do corpo de bombeiros, pois o número de efetivos tem vindo a descer ao longo dos anos", adianta.
As iniciativas aprovadas contemplam bombeiros de todas as idades e com diferentes tempos de serviço.
"Com esta demonstração de respeito e, acima de tudo, gratidão, a Câmara Municipal de Pedrógão Grande visa criar condições para o reforço e continuidade do atual efetivo de bombeiros voluntários", frisa o autarca Valdemar Alves, eleito pelo PS.
No setor da habitação, os bombeiros voluntários passam a ter apoio no arrendamento urbano, que poderá ir até 300 euros/ano, na recuperação e beneficiação de habitações, redução na taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que poderá ir aos 100%, comparticipação das taxas ADENE (Agência de Energia), isenção de taxas administrativas, redução nas tarifas do abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos, e redução de 50% na taxa de recolha de resíduos sólidos urbanos.
Na área social, o município isenta os "soldados da paz" de pagamento das refeições servidas nas escolas da rede pública, atribui bolsas de estudo, apoia no pagamento de propinas no ensino superior e na mensalidade a familiar residente no lar da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande.
Os bombeiros podem ainda aceder gratuitamente aos complexos e equipamentos desportivos, e a espetáculos culturais promovidos pela câmara.
De acordo com o regulamento, têm ainda direito a seguros pessoais e apoio jurídico em situações ocorridas em serviço.
Pedrógão Grande apoia bombeiros com bolsas de estudo, pagamento de propinas e isenção de IMI
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.