Sábado – Pense por si

Nisa: Agência de viagens diz estar "a acompanhar a situação"

09 de abril de 2018 às 12:26
As mais lidas

"Temos os directores a acompanhar a situação no local (...) e estamos a contactar todos os pais" dos jovens "envolvidos no acidente", diz colaborador da empresa.

A agência de viagens Xtravel, responsável pela organização da viagem dos finalistas cujo autocarro se despistou no domingo, perto de Nisa (Portalegre), disse hoje estar "a acompanhar a situação" e "a recolher todos os dados".

"Temos os directores a acompanhar a situação no local, juntamente com mais uma equipa de colegas, e estamos a contactar todos os pais" dos jovens "envolvidos no acidente", disse à agência Lusa um colaborador da empresa.

Segundo a mesma fonte, os elementos da Xtravel estão "a recolher todos os dados" e "aguardam a peritagem que a equipa da GNR está a fazer para perceber, então, o que é que terá ocorrido".

"Neste momento, a nossa preocupação é a parte humana, é falar com os pais e garantir o acompanhamento dos clientes", que "eram provenientes de duas escolas da zona da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, acrescentou, escusando-se a prestar mais esclarecimentos.

Por seu turno, fonte judicial adiantou à Lusa que o Ministério Público (MP), através do Núcleo de Nisa, vai abrir um inquérito às causas do acidente.

O despiste do autocarro ocorreu às 17:56 de domingo no Itinerário Principal 2 (IP2), entre o nó de Arez e a Barragem de Fratel, concelho de Nisa, distrito de Portalegre, e provocou um morto e mais de 30 feridos ligeiros.

O autocarro transportava, além do motorista, 48 passageiros, sobretudo jovens entre os 18 e os 23 anos provenientes da Covilhã e de Belmonte, que estavam a regressar de uma viagem de finalistas do ensino secundário a Espanha, segundo fontes da Protecção Civil e da GNR.

A vítima mortal é um dos estudantes que viajava no autocarro. O corpo do jovem, com "18 anos", foi transportado para os serviços de Medicina Legal do hospital de Portalegre, para a realização da autópsia, e ficou à guarda do MP, disse à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

Um total de 16 feridos foram transportados para o hospital de Portalegre e, hoje de manhã, 15 deles, todos estudantes, já tinham tido alta, permanecendo apenas internado na unidade "por precaução", o motorista do autocarro, disse a mesma fonte.

Quanto aos 13 feridos ligeiros transportadas para o Hospital de Abrantes, na sequência do despiste, já tiveram alta, disse hoje à Lusa a directora clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), Cristina Gonçalves.

Já para o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, foram transportados cinco feridos ligeiros, que também tiveram alta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.