Sábado – Pense por si

Migrações: Açores devem receber numa primeira fase cerca de 40 refugiados

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas dos Açores

O subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas dos Açores revelou esta segunda-feira, dia 21, que o arquipélago vai acolher, numa primeira fase, cerca de 40 dos 1.500 refugiados que vão chegar ao país, tendo como referência a dimensão da população.

"Tendo em conta a falta de decisão a nível europeu a nível de diversos critérios, será certamente prematuro falar num número definitivo. Mas em relação aos primeiros 40 mil refugiados da Grécia e da Itália que serão recolocados, e aos 1.500 em Portugal, o ponto de partida será o peso populacional da região, o que nos dará cerca de 35, 40 pessoas", declarou Rodrigo Oliveira aos jornalistas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.