O Infarmed anunciou que o Tafixyl, o único medicamento contendo ácido tranexâmico para administração oral disponível em Portugal, vai estar indisponível no mercado até ao final do ano.
O Tafixyl, o único medicamento contendo ácido tranexâmico para administração oral disponível em Portugal, vai estar indisponível no mercado até ao final do ano, anunciou a Autoridade Nacional do Medicamento.
Em comunicado, o Infarmed adianta que "o Tafixyl, comprimido revestido por película, 500 mg está em rutura de stock" desde a passada quinta-feira "até finais de dezembro".
"Este medicamento é um antifibrinolítico, indicado no tratamento da hiperfibrinólise primária ou fibrinogenólise com hemorragia ou risco de hemorragia, fibrinólise secundária e angioedema hereditário", refere a autoridade do medicamento.
Na maioria das situações, e de acordo com a evidência científica disponível, os medicamentos contendo ácido aminocapróico, pó para solução oral, 3000 mg poderão ser considerados uma alternativa terapêutica.
"Para os doentes que apresentem intolerância ao ácido aminocapróico, os prescritores poderão considerar a possibilidade de prescrever o medicamento Tafixyl, uma vez que o titular de autorização de introdução no mercado (Pharma Bavaria Internacional (PBI) Portugal, Unipessoal Lda.) dispõe de um stock de emergência limitado para estas situações", salienta o Infarmed.
Sublinha ainda que "é essencial" que os médicos e os farmacêuticos façam uma gestão criteriosa desta utilização para garantir o acesso ao medicamento aos doentes que não disponham de alternativas
"Qualquer alteração de tratamento deve ser previamente avaliada pelo médico", aconselha.
As farmácias que recebam prescrições deste medicamento podem encomendar o medicamento através do e-mail dt@pharma-bavaria.com ou através do telefone: +351 914 909 029.
HN // ZO
Lusa/fim
Medicamento Tafixyl vai estar indisponível até ao final do ano
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"