Grupo de 16 jovens portugueses quer que o Presidente da República se junte a mais de 45 chefes de Estado e de Governo que já apoiaram o compromisso.
Um grupo de 16 jovens portugueses quer que o Presidente da República se junte aos mais de 45 chefes de Estado e de Governo que já apoiaram o compromisso dos "Líderes pela Natureza".
Os jovens em questão fazem parte do Generation Earth Portugal (Geração Terra Portugal, em tradução livre), um projeto de formação de jovens líderes ambientais da Associação Natureza Portugal (ANP), em associação com o World Wildlife Fund (WWF).
Este apelo, feito num vídeo publicado na rede social Instagram, surge depois de mais de 45 governantes mundiais, "incluindo os líderes de cinco das maiores economias do mundo", terem assumido este repto, apresentado hoje, em Nova Iorque, pela WWF, "comprometendo-se com ação decisiva para reverter a perda de natureza e biodiversidade, para proteger a saúde humana e do planeta", informa a organização, em comunicado.
Marcelo Rebelo de Sousa é chamado a apoiar esta ação "e a levar as suas mensagens à Conferência das Nações Unidas pela Biodiversidade, que decorre a 30 de setembro", quarta-feira, dando "um sinal inequívoco de que é necessário aumentar a ambição no que toca à proteção e recuperação da biodiversidade global", explica o documento.
"É claro que não detemos o poder nem a influência necessária para conseguir a mudança de que precisamos. Pedimos então aos nossos governantes e, em particular, ao nosso Presidente, que nos deem ouvidos, que se comprometam a travar esta perda de natureza e que nos ajudem no caminho a recuperar", defendem estes jovens.
No vídeo difundido nas redes sociais, as jovens pedem, entre outras coisas, uma gestão estratégica das zonas protegidas, a diminuição do desperdício alimentar e material, um plano agrícola em harmonia com a natureza e o fim da poluição fluvial.
As ambientalistas questionam qual o sonho de Marcelo Rebelo de Sousa, revelando que o seu é que "as vontades passadas, motivadas por uma geração presente, ecoem no seu futuro".
Jovens querem que Marcelo Rebelo de Sousa se junte aos “Líderes pela Natureza”
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.