Sábado – Pense por si

João Paulo Guerra (1942-2024)

Ricardo Santos
Ricardo Santos 07 de agosto de 2024 às 23:00

Jornalista e escritor premiado e reconhecido pelos seus pares, marcou a comunicação social portuguesa durante mais de meio século. Tinha 82 anos e morreu no passado domingo

Do Prémio de Rádio da Casa da Imprensa em 1968 ao Prémio Igrejas Caeiro da Sociedade Portuguesa de Autores em 2014, passando por dois Prémios Gazeta do Clube de Jornalistas (em 2009 e 2010, este de Mérito), quase tudo podia ficar dito sobre o contributo de João Paulo Guerra para o jornalismo em Portugal. Felizmente, há muito mais para referir sobre este nome maior da comunicação social portuguesa, falecido no passado domingo, no hospital Curry Cabral, em Lisboa, vítima de doença. Há mais prémios como referência, mas, acima de tudo, há um percurso exemplar na rádio, imprensa, televisão e como autor, guionista e escritor – além de uma quase unanimidade rara no panorama jornalístico português.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.