Sábado – Pense por si

João Paulo Guerra (1942-2024)

Ricardo Santos
Ricardo Santos 07 de agosto de 2024 às 23:00

Jornalista e escritor premiado e reconhecido pelos seus pares, marcou a comunicação social portuguesa durante mais de meio século. Tinha 82 anos e morreu no passado domingo

Do Prémio de Rádio da Casa da Imprensa em 1968 ao Prémio Igrejas Caeiro da Sociedade Portuguesa de Autores em 2014, passando por dois Prémios Gazeta do Clube de Jornalistas (em 2009 e 2010, este de Mérito), quase tudo podia ficar dito sobre o contributo de João Paulo Guerra para o jornalismo em Portugal. Felizmente, há muito mais para referir sobre este nome maior da comunicação social portuguesa, falecido no passado domingo, no hospital Curry Cabral, em Lisboa, vítima de doença. Há mais prémios como referência, mas, acima de tudo, há um percurso exemplar na rádio, imprensa, televisão e como autor, guionista e escritor – além de uma quase unanimidade rara no panorama jornalístico português.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.