Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Interrupção de avaliação do plano de vacinação não ameaça saúde pública

31 de janeiro de 2018 às 19:28
As mais lidas

A avaliação anual nacional do PNV foi suspensa "para minimizar a perturbação dos serviços por incorrecções identificadas".

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) assegurou hoje que "a interrupção temporária" da avaliação do Plano Nacional de Vacinação (PNV) visa melhorar a qualidade da informação disponível e "não põe em causa a saúde pública".

Em comunicado, a DGS adianta que a avaliação anual nacional do PNV, pedida em Janeiro às administrações regionais de saúde, foi suspensa, por tempo não precisado, "para minimizar a perturbação dos serviços por incorrecções identificadas". A avaliação, que é divulgada anualmente em Abril, permite saber as taxas de cobertura de vacinação.

Apesar da suspensão temporária da avaliação do PNV, a Direção-Geral da Saúde garante que essa avaliação, com informação reportada a 31 de Dezembro, "vai ser efectuada de forma atempada".

Na terça-feira, médicos de saúde pública queixaram-se da suspensão da avaliação do PNV e da impossibilidade de se saber o estado vacinal das crianças devido a um erro informático. O Ministério da Saúde negou então qualquer problema.

Hoje, a Direcção-Geral da Saúde assegurou que a interrupção da avaliação do Plano Nacional de Vacinação "não põe em causa a saúde pública, nem a vacinação dos cidadãos nas idades recomendadas pelo PNV" e visa "tão só a melhoria da qualidade da informação".

A DGS adianta que "o módulo de monitorização e avaliação" do VACINAS, o novo sistema de informação e gestão da vacinação que substituiu progressivamente, em 2017, o anterior, o SINUS, "está a ser alvo de aperfeiçoamento nos algoritmos que permitem o cálculo da proporção de pessoas vacinadas em cada idade e por vacina".

A entidade nacional de saúde pública reconhece que "há actualmente um número pequeno de unidades" de saúde" que ainda não utilizam o novo sistema de informação e gestão da vacinação "por razões técnicas", devido "a incompatibilidades de 'software' externo".

Desde Outubro, sublinha a DGS, "está disponível ao público a informação com a actualização diária das vacinas administradas em Portugal continental nas unidades de saúde [do Serviço Nacional de Saúde] migradas no VACINAS".