Sábado – Pense por si

Incêndios em Portugal "foram algo nunca antes visto"

Cátia Andrea Costa 23 de outubro de 2017 às 08:51

Investigador diz que caso mais semelhante ocorreu em Valência, mas que área ardida foi cerca de metade - e em duas semanas.

Os mais de 500 incêndios que deflagraram no dia 15, o pior dia de fogos do ano, provocaram pelo menos 44 mortos e cerca de 70 feridos - e destruíram mais de 200 mil hectares de floresta. "É algo completamente anormal em nível europeu", assume Jesus San Miguel, um dos investigadores do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais da Comissão Europeia, que existe deste o ano 2000. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.