Sindicato dos Enfermeiros Portugueses salientou que em hospitais como São José e Santa Marta, em Lisboa, 90% dos profissionais se associou ao protesto
A greve dos enfermeiros pela reposição das 35 horas de trabalho semanais para todos os profissionais registou hoje uma adesão de 77% no turno da noite, adiantou à agência Lusa o sindicato do sector.
"Ainda estamos a recolher os dados referentes ao turno da manhã, que teve início às 08:00. Quanto ao turno da noite, teve uma adesão de 77%, sendo que temos hospitais como São José e Santa Marta, em Lisboa, com adesão acima dos 90%", disse à Lusa Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
De acordo com Guadalupe Simões, a greve registou no turno da noite (começou às 00:00 e terminou às 8 horas) uma adesão de 100% no Hospital de Elvas e de 64,5% no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, concelho de Oeiras.
"No hospital de Portalegre, a adesão foi de 93,1%, no de Castelo Branco de 80,6%, nos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde de 85,7%, no de Portimão 84%, Faro 72%, Figueira da Foz 89,5%, nas Caldas da Rainha 76,9%, Setúbal 76,2%, Garcia de Horta, em Almada, 86,2% e em todos os hospitais dos Açores acima dos 80%", declarou.
Os enfermeiros vão estar hoje em greve pela reposição das 35 horas de trabalho semanais a todos estes profissionais, independentemente do seu vínculo laboral.
A greve da função pública, marcada para hoje pela Federação Nacional da Função Pública (Fesap), abrange também todos os trabalhadores não docentes das escolas, mesmo os funcionários que já trabalham 35 horas por semana.
Em declarações hoje à Lusa, Guadalupe Simões disse que os níveis de adesão no turno da noite "mostram que os enfermeiros consideram as 35 horas uma matéria importante e prioritária, que desejam ver resolvida".
"Estamos a exigir que as 35 horas se apliquem a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo, e essa é de facto a razão para esta adesão à greve no turno da noite de 77%", salientou.
O SEP reafirmou que a manutenção desta greve estava única e exclusivamente dependente da reunião com o Ministério da Saúde e de compromissos que fossem entretanto assumidos.
Segundo o sindicato, entre as saídas e entradas de enfermeiros, o aumento do absentismo pela degradação das condições de trabalho, o número de horas a mais que estão ser exigidas aos enfermeiros, sem que sejam pagas, são fatores que têm obrigatoriamente que ser analisadas com a tutela.
A 11 de Janeiro deste ano, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas, anunciou uma greve da administração central para hoje, no sentido de pressionar o Governo a repor o horário de trabalho semanal de 35 horas na administração pública o mais depressa possível e não apenas no segundo semestre do ano.
Greve dos enfermeiros com adesão de 77% no turno da noite
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.