Sábado – Pense por si

DGS nega cancelamento de testes a contactos de alto risco

Mariana Branco
Mariana Branco 01 de agosto de 2020 às 08:56

O jornal Expresso avança que a Direção-Geral da Saúde deu ordem para deixar de testar à Covid-19 os contactos de alto risco. Em comunicado enviado durante a madrugada, a DGS "desmente categoricamente" esta informação.

O jornalExpressodeste sábado avança que a Direção-Geral da Saúde (DGS) deu ordem para deixar de testar à Covid-19 os contactos de alto risco, com uma nova norma que limita as análises dos casos secundários a situações de surto, aglomerados ou coabitantes. O semanário escreve ainda que a Ordem dos Médicos defende que esta alteração viola a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em comunicado enviado às redações durante a madrugada, a DGS "desmente categoricamente" esta informação, ressalvando que "a possibilidade da realização de testes a contactos de casos confirmados de Covid-19 sempre dependeu, e continua a depender, da estratificação de risco efetuada pelas autoridades de saúde".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?