A advogada Carmo Afonso mostrou-se ainda surpreendida por Vicente Fernandes ter sido punido, no caso da indumentária do atual primeiro-ministro, apenas por dolo eventual (danificar sem ser esse o objetivo embora admitindo tal como possível).
A defesa do ativista climático que foi esta quinta-feiracondenado por ter estragado com tinta, em 2024, a roupa de Luís Montenegro e de uma fotógrafa do CDS vai recorrer da sentença, anunciou a advogada do arguido.
RTP
"Vamos recorrer", assegurou Carmo Afonso à saída do Tribunal Local de Pequena Criminalidade de Lisboa.
O estudante universitário, de 19 anos, foi condenado a pagar 1.600 euros de multa por dois crimes de dano e a indemnizar em 958 euros o atual primeiro-ministro e em 527, mais juros de mora, a fotógrafa que integrava a comitiva da Aliança Democrática (AD) visada, durante a campanha eleitoral para as Legislativas de março de 2024, pela ação do ativista da Greve Climática Estudantil.
A advogada adiantou que um dos motivos de recurso será a condenação por ter estragado o vestuário de Isabel Santiago.
"Não houve qualquer intenção da parte do arguido de atingir Isabel Santiago, que ele não conhecia de lado nenhum. E o arguido foi muito claro e transparente com o tribunal, no sentido de dizer que o objetivo era atingir Luís Montenegro. Atingir, não danificar-lhe o vestuário", explicou.
Carmo Afonso mostrou-se ainda surpreendida por Vicente Fernandes ter sido punido, no caso da indumentária do atual primeiro-ministro, apenas por dolo eventual (danificar sem ser esse o objetivo embora admitindo tal como possível). "Acho que isso nos coloca numa ótima posição para o passo que vamos dar", considerou.
O mandatário de Isabel Santiago, João Pinheiro da Silva, classificou como exemplar a sentença do tribunal.
No Campus de Justiça de Lisboa, concentraram-se ainda cerca de uma dezena de pessoas em apoio ao jovem, a gritar que "lutar pelo clima não é crime". "Estamos bastante inspirados por todo o apoio que recebemos por parte das pessoas", referiu, acrescentando que "agora podem ajudar diretamente com os custos" da multa.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.