Sábado – Pense por si

Covid-19: Três bombeiros dos voluntários de Fão em Esposende infetados

Os três homens infetados "são os únicos casos e não há ninguém de quarentena". "A operacionalidade da corporação não está em causa", garantiu o responsável.

Três operacionais dos Bombeiros Voluntários de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, estão infetados com o novo coronavírus, estando a operacionalidade da corporação garantida, disse hoje à Lusa o comandante.

Segundo o comandante dos Voluntários de Fão, João Morais, os três homens infetados "são os únicos casos e não há ninguém de quarentena".

"A operacionalidade da corporação não está em causa", garantiu o responsável.

Os Bombeiros Voluntários de Fão têm 61 homens no ativo.

Portugal contabiliza pelo menos 4.427 mortos associados à covid-19 em ?294.799? casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.