Covid-19: Táxis vão transportar gratuitamente profissionais de saúde até 2 de maio

Lusa 24 de abril de 2020
As mais lidas

Para esse efeito, será colocado nos hospitais um quiosque digital através do qual os profissionais de saúde poderão solicitar o transporte.

Os taxistas estão desde esta sexta-feira e até ao dia 2 de maio a oferecer viagens gratuitas aos profissionais de saúde, como forma de agradecimento aos que "estão na linha da frente" no combate à covid-19.

taxi coronavirus
taxi coronavirus Paulo Calado

O início desta ação foi assinalado esta tarde com duas concentrações de taxistas junto aos hospitais de Santa Maria e de São José, em Lisboa.

"Fomos agradecer todo o esforço que eles [profissionais de saúde] têm feito por nós, arriscando a sua vida", disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio Almeida.

O responsável da ANTRAL referiu que ambas as ações foram acompanhadas por agentes da PSP, tendo na ação junto ao Santa Maria juntado cerca de 30 taxistas e na de São José 10, devido à limitação do espaço.

Florêncio Almeida explicou que entre hoje e até ao dia 02 de maio os taxistas irão transportar gratuitamente todos os profissionais de saúde entre o hospital e a sua residência.

Para esse efeito, será colocado nos hospitais um quiosque digital através do qual os profissionais de saúde poderão solicitar o transporte.

Segundo o presidente da ANTRAL, esta medida irá abranger vários hospitais do país.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 34 mortos (+4,1%) e mais 444 casos de infeção (+2%).

Das pessoas infetadas, 1.068 estão hospitalizadas, das quais 188 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.201 para 1.228.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

FAC // MLS

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais