Para esse efeito, será colocado nos hospitais um quiosque digital através do qual os profissionais de saúde poderão solicitar o transporte.
Os taxistas estão desde esta sexta-feira e até ao dia 2 de maio a oferecer viagens gratuitas aos profissionais de saúde, como forma de agradecimento aos que "estão na linha da frente" no combate àcovid-19.
O início desta ação foi assinalado esta tarde com duas concentrações de taxistas junto aos hospitais de Santa Maria e de São José, em Lisboa.
"Fomos agradecer todo o esforço que eles [profissionais de saúde] têm feito por nós, arriscando a sua vida", disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio Almeida.
O responsável da ANTRAL referiu que ambas as ações foram acompanhadas por agentes da PSP, tendo na ação junto ao Santa Maria juntado cerca de 30 taxistas e na de São José 10, devido à limitação do espaço.
Florêncio Almeida explicou que entre hoje e até ao dia 02 de maio os taxistas irão transportar gratuitamente todos os profissionais de saúde entre o hospital e a sua residência.
Para esse efeito, será colocado nos hospitais um quiosque digital através do qual os profissionais de saúde poderão solicitar o transporte.
Segundo o presidente da ANTRAL, esta medida irá abranger vários hospitais do país.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 34 mortos (+4,1%) e mais 444 casos de infeção (+2%).
Das pessoas infetadas, 1.068 estão hospitalizadas, das quais 188 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.201 para 1.228.
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.
FAC // MLS
Lusa/Fim
Covid-19: Táxis vão transportar gratuitamente profissionais de saúde até 2 de maio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.