Sábado – Pense por si

Covid-19: Surto em lar de Castelo de Vide com 24 infetados

17 de janeiro de 2021 às 15:53
As mais lidas

"Nós detetámos um funcionário com sintomas, fizemos logo testes e temos 20 utentes infetados e quatro funcionários", disse o provedor da SCMCV.

Um surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (SCMCV), no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 24 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

"Nós detetámos um funcionário com sintomas, fizemos logo testes e temos 20 utentes infetados e quatro funcionários", disse o provedor da SCMCV, João Filomeno.

De acordo com o responsável, o Lar de Santo Amaro, em Castelo de Vide, conta com um universo de 35 utentes e "mais de 20 funcionários".

João Filomeno explicou que os infetados estão confinados numa área isolada do lar, estando a maioria "assintomáticos".

Em dezembro, um outro lar gerido pela SCMCV registou também um surto de covid-19, tendo na altura infetado 25 utentes e 11 funcionários. O surto ficou "resolvido" no dia 31 de dezembro.

Portugal contabilizou 152 mortes relacionadas com a covid-19 nas últimas 24 horas, e 10.385 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 4.889 pessoas, mais 236 do que no sábado, das quais 647 em cuidados intensivos, ou seja, mais nove, novos máximos em ambos os casos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, Portugal já registou 8.861 mortes associadas à covid-19 e 549.801 infeções pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 134.011 casos, mais 5.846 do que no sábado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.