NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
No concelho, existem mais três surtos ativos em lares. Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 3.260 casos confirmados de covid-19.
Um surto de covid-19 com 40 infetados foi identificado na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, em Torres Vedras, segundo o último boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.
De acordo com o boletim, dos 40 infetados, 31 são utentes e nove são funcionários, tendo sido testados 33 utentes e 16 funcionários.
No sábado, a Proteção Civil Municipal pediu voluntários para reforçar as brigadas de intervenção rápida (BIR) da Segurança Social, que são insuficientes para dar resposta aos lares do concelho, onde existem surtos de covid-19.
"Temos três surtos identificados em lares e, devido ao elevado número de casos positivos, a Câmara Municipal apela à população e aos funcionários municipais que possam colaborar em algumas tarefas nestes lares", afirmou à agência Lusa Marta Rodrigues, responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Dada a situação "preocupante" em todo o país e como "as BIR não são ilimitadas", a técnica prevê que não possa haver o reforço das BIR, motivo pelo qual foi lançada uma bolsa de voluntários.
As BIR destacadas para o concelho são compostas por 20 elementos, mas "não são suficientes para da resposta às necessidades".
Marta Rodrigues disse que, com a ajuda das BIR, "as instituições têm conseguido assegurar as tarefas", mas alertou que está a haver "sobrecarga horária dos seus funcionários" e que estas têm também de gerir as folgas dos que ainda se encontram ao serviço.
As tarefas passam sobretudo pela recolha de roupa suja e de resíduos, distribuição de refeições e apoio no deitar e no levantar de utentes.
Os lares com surtos ativos solicitaram a colaboração de 15 pessoas.
No concelho, existem mais três surtos ativos em lares.
No Lar de São José, os casos confirmados ascenderam a 124 pessoas. No Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Ordasqueira, existem 96 infetados. Um surto com 50 infetados foi detetado no Lar Barro Sénior Residence, no Barro.
Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 3.260 casos confirmados de covid-19, dos quais 1.013 estão ativos, 2.198 recuperaram e 49 morreram.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.009.991 mortos resultantes de mais de 93,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 8.709 pessoas dos 532.416 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Covid-19: Surto com 40 infetados em mais um lar de Torres Vedras
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.