Sábado – Pense por si

Covid-19: Sobe para 8 número de internados devido a foco em lar do Porto

06 de agosto de 2020 às 11:14
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

ARSN revelou que "foram testados" todos os utentes e profissionais daquele lar, num total de 225 pessoas - 109 utentes e 116 profissionais.

O número de internados infetados por covid-19 devido a um foco num lar do Porto subiu de quatro para oito, mantendo-se nos 44 o total de casos confirmados, revelou hoje fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

Em declarações à Lusa, fonte oficial da ARSN indicou que os quatro internamentos registados na terça-feira passaram para oito, sem especificar a gravidade do estado clínico dos doentes que se encontram no Hospital de Santo António, no Porto.

A mesma fonte indicou que o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na residência sénior Montepio da Rua do Breiner, no Porto, se mantém nos 44, dos quais 34 utentes e 10 profissionais.

Na terça-feira, a ARSN revelou que "foram testados" todos os utentes e profissionais daquele lar, num total de "225 pessoas (109 utentes e 116 profissionais)".

A ARNS referiu ainda que foi na quarta-feira, dia 29 de julho, que surgiu o registo do primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na residência sénior.

Questionada então pela Lusa, a empresa Residências Montepio remeteu mais detalhes para ocasião oportuna, referindo ter conseguido "isolar a cadeia de contágio".

Numa resposta escrita enviada à Lusa na terça-feira, a empresa descreve que, "neste caso específico, que se restringe unicamente à Residência Porto – Rua do Breiner" o primeiro passo dado "foi rastrear a origem e graças a isso foi possível rastrear e isolar as pessoas afetadas".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.740 pessoas das 51.848 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.