NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Dizendo temer "uma situação de catástrofe" se nada for feito, o sindicato lembra que estão confirmados "10 utentes com resultados positivos" na Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia local, mas o número pode aumentar.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses apelou, esta terça-feira, à ministra da Saúde que intervenha "o mais rápido possível" na Santa Casa da Misericórdia de Resende, onde se registam 10 infeções dacovid-19.
Dizendo temer "uma situação de catástrofe" se nada for feito, o sindicato lembra que estão confirmados "10 utentes com resultados positivos" na Unidade de Cuidados Continuados desta Misericórdia, mas o número pode aumentar.
"Há a possibilidade de as coisas piorarem ainda mais, uma vez que se aguardam os resultados de outros testes que a própria instituição mandou fazer (ao todo a 18 utentes do lar - todos acamados - e a alguns funcionários) que, como será de prever, tem grandes probabilidades de serem positivos".
Segundo o sindicato, "na instituição trabalham, neste momento, três enfermeiros", dois dos quais prestadores de serviços (recibos verdes), "uma vez que os restantes estão todos em quarentena por contacto e prestação de cuidados diretos aos utentes infetados".
Os três enfermeiros "estão a trabalhar sem quaisquer condições físicas, humanas e de proteção", lamenta.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses refere que estes profissionais "trabalham 24 horas seguidas com períodos de repouso de apenas oito horas entre elas" e que "não há na instituição equipamentos de proteção individual".
"A instituição já assumiu ter esgotado todos os recursos que tinha definido no seu plano de contingência, não ter capacidade de resposta e até já ter alertado a Direção-Geral da Saúde, da qual não obteve qualquer resposta ou ajuda", acrescenta.
A agência Lusa tentou, mas em vão, contactar o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Resende.
Num comunicado colocado na rede social Facebook, a Câmara de Resende refere que o seu presidente, Garcez Trindade, "decidiu declarar a situação de alerta de âmbito municipal" às 16:30 de hoje.
"Na sequência desta declaração, foi realizada uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (versão reduzida), que deliberou ativar o Plano Municipal de Emergência, com efeitos imediatos", explica.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.
Em Portugal, há 33 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 302 novos casos em relação a segunda-feira (mais 14,7%).
Dos infetados, 203 estão internados, 48 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 02 de abril.
Covid-19: Sindicato dos enfermeiros pede a ministra que intervenha em Resende
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.