Sábado – Pense por si

Covid-19: Portugal com mais 35 mortos e 5.789 novos casos

Há 1.832 pacientes internados com covid-19 nos hospitais portugueses, 114 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Foram detetados 5.789 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas. O vírus causou mais 35 mortes, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta segunda-feira. Desde 26 de dezembro que não se verificavam tão poucos novos casos.

Portugal Covid-19
Portugal Covid-19 Reuters

Desde o início da pandemia já foram detetados mais de 3,19 milhões de casos de infeção e um total de 20.886 mortes decladas como causadas pela covid-19.

Há 1.832 pacientes internados com covid-19 nos hospitais portugueses, 114 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Foram dadas como recuperadas quase 20 mil pessoas, reduzindo-se em 14.243 o número de casos ativos.

A incidência continua a baixar, estando atualmente nos 2.934 casos de infeção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes. Já o índice de transmissão baixou para os 0,7, voltando a matriz de risco a estar em território laranja, apesar de longe dos valores definidos pela ECDC como os que indicam que a pandemia está sob controlo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.