"Qualquer distração pode levar a surtos. Quando as famílias se juntam, não se esqueçam que são núcleos diferentes", avisa Graça Freitas.
O aumento de casos de covid-19 na região Norte deve-se a "surtos com origem familiar e social", disse hoje a diretora-geral da Saúde, pedindo que se evitem "distrações" nos cuidados durante o convívio entre núcleos familiares distintos.
"Deixo aqui um apelo pedagógico, porque as famílias, devem ter cuidados [relativamente ao contágio]. Qualquer distração pode levar a surtos. Quando as famílias se juntam, não se esqueçam que são núcleos diferentes. Cada núcleo é como se fosse uma bolha de infeção. Basta que um núcleo esteja infetado para poder infetar os outros", observou Graça Freitas, na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica no país.
A responsável lembrou que, "no início", a região Norte foi a mais afetada pela pandemia, motivo pelo qual nessa "primeira fase" foi "criado um gabinete de crise" que continua a funcionar e "utiliza métodos que foram sendo utilizados em Lisboa".
"A região tem toda esta experiência acumulada e cremos que vai controlar estes surtos", afirmou.
Graça Freitas destacou que, "no convívio familiar, é muito fácil haver distrações que podem levar a infeções".
"Quando nos encontramos, basta uma dessas bolhas [núcleos familiares] ter um caso infetado para propagar", alertou.
A diretora-geral da Saúde referiu ainda que o Norte "nunca deixou de ter casos dispersos" e que, "neste momento, existem surtos de origem familiar e social", sendo "Vila do Conde um concelho particularmente afetado".
Dos 121 novos casos registados no boletim da DGS de domingo, 54 eram relativos à região Norte e 43 a Lisboa e Vale do Tejo.
No boletim de hoje, dos 132 novos casos registados, 66 dizem respeito a Lisboa e Vale do Tejo e 41 à região Norte.
Covid-19: Norte com aumento de casos devido a surtos "familiares e sociais"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.