Sábado – Pense por si

Covid-19: Lar da Santa Casa de Cinfães com mais 19 utentes infetados

Há 77 casos positivos, sendo 53 utentes (incluindo os 19 novos casos desta quinta-feira) e 24 funcionários.

O concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, registava hoje à tarde 25 novos casos de covid-19, sendo 19 utentes da Santa Casa da Misericórdia, anunciou a Comissão Municipal de Proteção Civil.

"Registaram-se 25 novos casos, perfazendo agora um total de 118 registados desde o início da pandemia, em março", refere a comissão, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, do total, "encontram-se em vigilância 87 casos, curados 27 e lamentam-se quatro óbitos, um anterior e três na Santa Casa da Misericórdia". Dois deles ocorreram hoje de manhã, um no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e outro nas instalações da instituição.

No que respeita à situação da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, a Comissão Municipal de Proteção Civil refere que há 77 casos positivos, sendo 53 utentes (incluindo os 19 novos casos de hoje) e 24 funcionários.

"Dois doentes do concelho encontram-se internados e em acompanhamento no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e os restantes em acompanhamento institucional e domiciliário", acrescenta.

A mesma fonte refere que "continuam a realizar-se testes, nomeadamente a contactos de positivos com sintomas, tendo como objetivo a despistagem de casos e a interrupção o mais precocemente possível, caso existam positivos, de novas transmissões".

Hoje, dois especialistas de infecciologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa estiveram na Santa Casa da Misericórdia e, em parceria com os serviços médicos e de enfermagem da instituição, realizaram consultas e acompanhamento aos utentes.

"O objetivo é manter um acompanhamento rigoroso, permanente e especializado, de forma a garantir o máximo bem-estar e as melhores condições de saúde aos utentes atingidos pela doença", justifica a comissão.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 482 mil mortos e infetou mais de 9,45 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.549 pessoas das 40.415 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.