Sábado – Pense por si

Covid-19: GNR dispara para o chão para acabar com festa ilegal em Almada

24 de agosto de 2020 às 21:11
As mais lidas

Homem de 27 anos foi detido por agredir militar no bairro do Segundo Torrão, em Almada, no distrito de Setúbal, onde decorria uma "alegada festa privada".

Um homem de 27 anos foi detido no domingo por agressão a um militar da GNR no bairro do Segundo Torrão, em Almada, no distrito de Setúbal, onde decorria uma "alegada festa privada", informou hoje aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR adiantou que foi acionada para o bairro depois de uma "denúncia por ruído excessivo" e que, ao chegar ao local, encontrou "cerca de 50 pessoas concentradas na via pública, a consumir bebidas alcoólicas e a produzir excesso de ruído, através da projeção de música".

A força de segurança tentou dispersar os participantes, considerando a atual situação pandémica e a situação de contingência em vigor na Área Metropolitana de Lisboa, mas "os cidadãos desobedeceram às ordens legítimas da autoridade e adotaram, desde o primeiro momento, uma postura agressiva".

Segundo a nota, as pessoas chegaram mesmo a arremessar "vários objetos e pedras contra os militares e as viaturas policiais", pelo que foi necessário solicitar o reforço da Unidade de Intervenção da GNR.

"Devido ao escalar da violência contra a força da GNR, e numa altura em que estava em causa a integridade física dos seus elementos, foi efetuado um disparo de dispersão com cartucho de bagos de borracha, dirigido ao solo", justificou. 

Desta intervenção, acrescenta, resultou a detenção de um homem de 27 anos por agressão a um militar e também um ferido ligeiro, que "foi prontamente assistido pelos bombeiros locais e transportado para o Hospital Garcia de Orta, em Almada".

"Resultaram ainda danos nas viaturas da guarda, bem como numa viatura de emergência dos Bombeiros Voluntários da Trafaria", mencionou.

De acordo com a GNR, o detido foi hoje presente ao Tribunal Judicial de Almada para primeiro interrogatório judicial, mas a nota não avança as medidas de coação aplicadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!