Sábado – Pense por si

Covid-19: Alto funcionário da ONU testou positivo e cumpre isolamento em Lisboa

10 de novembro de 2020 às 17:53
As mais lidas

Depois de uma viagem ao Sudão e à República Centro-Africana, Jean-Pierre Lacroix deslocou-se a Lisboa para uma conferência sobre paz e segurança.

O secretário-geral adjunto da ONU para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, anunciou hoje que testou positivo para a covid-19 e que está a cumprir isolamento em Lisboa, após viagem à República Centro-Africana.

"Quero informar que testei positivo para covid-19. Estou assintomático e isolado em Lisboa, trabalho remotamente", escreveu Lacroix na sua conta da rede social Twitter.

Depois de uma viagem ao Sudão e à República Centro-Africana, Jean-Pierre Lacroix deslocou-se a Lisboa para uma conferência, na sexta-feira, sobre paz e segurança, tendo agora interrompido um périplo que ainda o levaria à República Democrática do Congo.

O francês Lacroix é responsável por cerca de 100.000 soldados da paz destacados em cerca de 15 operações de paz em todo o mundo.

Desde a primavera, vários chefes de agências da ONU já testaram positivo para o novo coronavírus, sendo Jean-Pierre Lacroix o primeiro alto responsável da sede da ONU a relatar a sua contaminação.

Em Nova Iorque, os funcionários da organização estão, maioritariamente, em teletrabalho e as visitas ao estrangeiro foram recentemente retomadas, para complementarem as "viagens virtuais", como a que foi organizada recentemente à Colômbia pela vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, atualmente na África ocidental.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.021 pessoas dos 187.237 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.