Sábado – Pense por si

Covid-19: Açores sem novos casos nas últimas 24 horas mantêm três casos ativos

Até ao momento, foram detetados na região 151 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de covid-19, tendo atualmente três casos ativos, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, aquela entidade informa que "as 661 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região (localizados nas ilhas de São Miguel e Terceira) nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19".

Quanto ao caso positivo anunciado na quarta-feira, de um jovem, de 27 anos, com passagem recente pela Região Autónoma dos Açores e que se encontra em território continental, a Autoridade de Saúde dos Açores adianta que "foram realizadas 80 colheitas de amostra biológica na freguesia da Ribeira Quente, concelho da Povoação", na ilha de São Miguel, e que "estão agora em processamento laboratorial" e os "resultados serão tornados públicos sexta-feira".

Relativamente aos dois casos positivos ativos em São Miguel, a Autoridade de Saúde dos Açores adianta também que se aguarda "o resultado dos testes laboratoriais a dois contactos próximos", sendo que "os restantes produziram resultado negativo".

Até ao momento, foram detetados na região 151 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente três casos positivos ativos, dois em São Miguel e um na Terceira.

No arquipélago, 130 pessoas recuperaram, 16 morreram e duas regressaram a Portugal continental.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 482 mil mortos e infetou mais de 9,45 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.549 pessoas das 40.415 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.