A queixa deu entrada na ERC e no sindicato por incumprimento das normas na exoneração e nomeação do director de informação
O Conselho de Redacção (CR) da rádio pública apresentou queixa contra a administração da RTP no regulador ERC e no sindicato por incumprimento das normas na exoneração e nomeação do director de informação.
Na nota enviada à redacção a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso, o CR/RDP adianta que, "na sequência do processo de exoneração do director de informação/rádio, até aqui em funções, e da nomeação do novo director de informação/rádio", reuniu-se a 17 de Março para analisar os factos que tinha ao seu dispor, tendo decidido apresentar queixa contra a administração da RTP na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e no Sindicato de Jornalistas.
O órgão representante da redacção da rádio pública concluiu que o Conselho de Administração, liderado por Gonçalo Reis, "não cumpriu o disposto na Lei 2/99, Lei de Imprensa, na Lei 1/99, Estatuto do Jornalista, e ainda com o consagrado no regulamento do CR/RDP".
Ou seja, a administração da RTP "não pediu prévio parecer sobre exoneração e a nomeação", nem forneceu "os critérios/razões que levaram às suas decisões".
O CR da rádio adianta que, "mesmo após o envio de 'emails', a 12 e 16 de Março, e após carta entregue" na terça-feira na administração, o órgão liderado por Gonçalo Reis "continua sem fornecer as razões das suas decisões".
"Esta falta impede o CR/RDP de emitir parecer fundamentado, como está legalmente obrigado, sobre o processo de exoneração e nomeação" dos directores de informação da rádio pública.
Adianta que, "continuando a não fornecer os fundamentos das suas decisões", a administração "convidou o CR/RDP às 20:02 de terça-feira, 17 de Março, para uma reunião às 12:00 desta quarta-feira, 18 de Março", um convite que foi declinado pelo órgão representativo da redacção, "tendo reafirmado a necessidade de ser informado dos fundamentos da decisão" da exoneração e nomeação.
"Posto tudo isto e, atendendo à forma como este processo se continua a desenrolar, o CR/RDP apresentou formalmente queixa do Conselho de Administração da RTP, por incumprimento das normas legais vigentes, à Entidade Reguladora da Comunicação Social, assim como ao Sindicato dos Jornalistas", conclui.
A 13 de Março, a administração da RTP anunciou um conjunto de mudanças nas direcções da empresa, entre os quais a exoneração de Fausto Coutinho como director de informação da rádio pública e a nomeação de João Paulo Baltazar para o seu lugar.
A ERC começa esta quarta-feira à tarde a ouvir as várias pessoas envolvidas neste processo mudança, já que tem de dar parecer.
Conselho de Redacção da RDP apresenta queixa contra RTP
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.