NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A aldeia de Santa Eugénia não esteve em perigo, comunicou comandante operacional
Cinco pessoas foram retiradas de habitações em Santa Eugénia, onde hoje chegou o incêndio que começou na madrugada de domingo em Alijó, distrito de Vila Real, mas a aldeia "nunca esteve em perigo", disse o comandante operacional.
De acordo com o responsável pelas operações no terreno, Pedro Duarte, "pese embora a situação [do fogo] tenha ocorrido no perímetro da aldeia", ao início da tarde, a povoação "nunca esteve em perigo".
Segundo o comandante operacional, numa "zona mais próxima da frente de fogo, três pessoas foram retiradas de uma habitação que serve de acolhimento a idosos", ao mesmo tempo que, numa outra área, e por uma questão de "prevenção", duas pessoas residentes "numa zona rural foram deslocadas para o centro da aldeia".
O responsável acrescentou que as três pessoas retiradas da residência de acolhimento a idosos foram encaminhadas para o pavilhão municipal de Alijó.
O incêndio que começou na madrugada de domingo em Alijó, chegou pelas 13:00 de hoje "ao perímetro" da aldeia de Santa Eugénia, cerca de uma hora depois de, num balanço aos jornalistas, o comandante operacional indicar que as quatro frentes do incêndio tinham sido reduzidas de quatro para duas.
Na altura, mantinham-se activas as frentes de Agrelos e Carlão.
De acordo com informações disponibilizadas pelas 14:00 na página da Internet da Protecção Civil, o fogo em Alijó, na freguesia de Vila Chã, está a ser combatido por oito meios aéreos, 433 homens e 131 viaturas.
Até por volta das 12:00, o dispositivo no terreno era composto por quatro aviões pesados e dois helicópteros ligeiros, estando previsto o reforço dos meios aéreos com o Canadair espanhol.
No terreno encontravam-se, desde o início da manhã, cerca de 450 operacionais apoiados por cerca de 140 veículos e oito máquinas de rasto e pelotões do exército.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."