Sábado – Pense por si

Cavaco Silva vai receber Medalha de Ouro da Galiza

O antigo Presidente da República receberá uma distinção que representa um "agradecimento" a pessoas cuja actividade "honra" aquela comunidade

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva recebe na segunda-feira a Medalha de Ouro da Galiza, distinção que representa um "agradecimento" a pessoas ou instituições cuja actividade "honra" aquela comunidade autónoma de Espanha.

De acordo com fonte do gabinete do ex-chefe de Estado, a cerimónia irá decorrer na segunda-feira, pelas 13h locais, em Santiago de Compostela.

Em 13 de Julho, no final da reunião onde foi aprovado o decreto que concedeu a distinção, o presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, explicou que a Medalha de Ouro é a distinção máxima atribuída às pessoas ou instituições que estão ou estiveram comprometidas com a comunidade autónoma.

"É um agradecimento em forma de medalha àquelas pessoas, instituições ou fundações cuja actividade honra a nossa terra", disse Alberto Núñez Feijóo, citado numa nota divulgada nosite da Junta da Galiza.

Nesse sentido, acrescentou, os premiados deste ano tiveram "percursos consolidados que, em distintas áreas, tentaram melhorar a Galiza".

Sobre o antigo Presidente da República e ex-primeiro-ministro, o chefe do executivo galego recordou que "é um dos políticos que mais contribuiu" para desenvolver a democracia portuguesa e que sempre teve presente que Portugal e Espanha deviam "estreitar os seus laços".

"Na sua presidência fortaleceu-se a cooperação transfronteiriça e também se estreitaram os laços da Galiza com a lusofonia", acrescentou, recordando ainda que as visitas de Cavaco Silva àquela comunidade autónoma serviram para reforçar a presença do português na cultura da região.

Cavaco Silva, disse, foi um "dirigente sensato" e um "amigo da Galiza".

Além de Cavaco Silva, serão distinguidos com a Medalha de Ouro da Galiza 2017 Miguel Ángel Blanco, jovem político espanhol assassinado há 20 anos pela ETA, Isabel Castelo, antiga cantora profissional de ópera e actual presidente executiva do "Grupo Seguros Ocaso", e José Manuel Romay Beccaría, ex-vice-presidente do primeiro Governo autónomo da Galiza e que preside actualmente ao Conselho de Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.