Sábado – Pense por si

Carnaval com temperaturas que podem chegar aos 26 graus

Miniférias de Carnaval vão ser marcadas pelo bom tempo mas terça-feira é esperada uma descida de temperatura e existe possibilidade de chuva.

As miniférias do Carnaval vão ser marcadas pelo bom tempo, com céu pouco nublado e temperaturas que podem chegar em algumas regiões do país aos 26 graus Celsius, embora na terça-feira as máximas comecem a descer.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Patrícia Gomes, nos próximos dias prevê-se céu limpo e vento moderado a fraco a soprar do quadrante leste, sendo mais intenso nas terras altas.

"Em relação às temperaturas, hoje já sobem, tanto a mínima como a máxima, e vão manter-se mais ou menos nos mesmos valores até segunda-feira", disse Patrícia Gomes, acrescentando que as temperaturas estão acima do normal para a época.

Contudo, na terça-feira, dia de Carnaval, já é esperada uma descida de temperatura e existe uma possibilidade baixa de ocorrência de precipitação.

"Para terça-feira prevê-se um enfraquecimento do anticiclone que vai permitir a aproximação de uma superfície frontal fria que vai dar origem a uma possibilidade de precipitação entre 10 a 35% nas regiões do norte e centro, em especial no litoral", referiu.

Em relação às temperaturas, Patrícia Gomes adiantou que as mínimas vão rondar os 5 a 11 graus Celsius em grande parte do território, sendo nas regiões do interior norte e centro entre os 0 e os 5 graus.

"No que diz respeito à máxima, nos próximos dias e até segunda-feira vão variar entre os 16 e os 25 graus. Os valores mais elevados vão registar-se na região sul, nas regiões do Alentejo e Algarve, e os mais baixos nas regiões do interior norte e centro", disse.

Para terça-feira de Carnaval está prevista uma descida da temperatura entre 3 a 6 graus comparativamente aos valores a registar hoje e no fim de semana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.