Sábado – Pense por si

Capitania de Cascais diz que ondulação provocou acidente com barco

19 de abril de 2018 às 16:26
As mais lidas

Dez pessoas ficaram feridas no acidente, tendo a embarcação acabado por chocar com uma zona de pedras.

O acidente com uma embarcação semirrígida de turismo que ocorreu hoje na Parede, Cascais, terá sido causado pela ondulação, disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Cascais, Pereira da Terra.

Segundo o comandante, a "embarcação aproximou-se da zona de rebentação, apanhou uma primeira vaga, apanhou uma segunda e à terceira vaga a embarcação encheu de água e virou".

Dez pessoas ficaram feridas no acidente, tendo a embarcação acabado por chocar com uma zona de pedras.

Os feridos apresentam "escoriações e sinais de hipotermia" e foram inicialmente assistidos no local.

À Lusa, Pereira da Terra disse que oito dos 10 feridos são turistas finlandeses, todos da mesma família, os restantes são dois tripulantes portugueses e todos usavam colete de segurança.

Todos os feridos são ligeiros e foram transportados para o Hospital de Cascais, indicou.

As vítimas foram todas assistidas no local do acidente, em frente ao Hospital de Sant'Ana, com excepção de uma que foi resgatada por um surfista e encaminhada pela Polícia Marítima para a Marina de Cascais e, posteriormente, para o hospital.

De acordo com o comandante, o semirrígido pertence a uma empresa de turismo "com muita experiência neste tipo de actividade" e cumpre todos os requisitos legais.

Pelas 15:20, iniciaram-se os trabalhos para remover a embarcação da água para não haver danos ambientais, afirmou.

Para o local foram empenhadas uma equipa da Polícia Marítima de Cascais, com um semirrígido, uma mota de água da Estação Salva-Vidas de Cascais, oito ambulâncias dos Bombeiros Voluntários da Parede, duas ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e meios da PSP, da Polícia Municipal e da Protecção Civil de Cascais, num total de 25 homens.

Estiveram ainda duas ambulâncias na Marina de Cascais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!