Sábado – Pense por si

Bastidores: Infografias que dizem muito de nós

Rui Hortelão
Rui Hortelão 29 de dezembro de 2014 às 17:04

Confirmo: o especial desta edição não é mesmo um balanço do ano. É uma espécie de qualquer coisa sem definição prévia, pelos contornos invulgares que assume

O mais provável é que não tenha levado o título de capa à letra e tenha achado que a SÁBADO tinha apenas encontrado uma forma diferente de fazer aquilo que quase todas as publicações fazem nesta época. Mas confirmo: este especial não é mesmo um balanço do ano. É uma espécie de qualquer coisa sem definição prévia, pelos contornos invulgares que assume. Afinal, não é todas as semanas que uma newsmagazine se lança numa empreitada de 26 páginas de infografia. A ideia nasceu quando, por altura do referendo sobre a independência da Escócia, a revista Time lançou várias questões e decidiu responder-lhes através de infografia. O resultado pareceu-nos tão apetecível que logo quisemos arriscar fazer algo parecido na forma mas bastante distinto no conteúdo. Queríamos promover a reflexão, divertir os leitores, mas ao mesmo tempo fazer algo tão transversal em termos temáticos e etários quanto possível.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.