Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Alertas sobre Código de Conduta chegam por email aos deputados

15 de novembro de 2019 às 19:12
As mais lidas

Comissão de Transparência pretende evitar "constrangimentos" futuros, por exemplo, quanto às regras de ofertas e hospitalidades.

A Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados vai enviar um email a alertar os parlamentares que está em vigor oCódigo de Condutaquanto à obrigação de declarar ofertas superiores a 150 euros, foi anunciado esta sexta-feira.

No final de uma reunião de mesa e coordenadores, na Assembleia da República, hoje à tarde, o presidente, o socialista Jorge Lacão, afirmou que a nova comissão, saída da lei da transparência, aprovada há poucos meses, está a organizar o seu trabalho.

Uma das questões pendentes visa "chamar a atenção" aos deputados quanto ao respeito do Código de Conduta, para, assim, evitar "constrangimentos" futuros, por exemplo, quanto às regras de ofertas e hospitalidades.

Foi ainda criado, segundo Jorge Lacão, um grupo de trabalho para ajudar os deputados no cumprimento dos procedimentos no registo de interesses, incompatibilidades e impedimentos a que estão obrigados pela nova lei, registo esse que passa a ser único.

Este Código de Conduta dos Deputados, um dos diplomas resultantes do trabalho de três anos na comissão eventual para a transparência, na anterior legislatura, foi aprovado pelo parlamento em julho e promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em agosto.