Sábado – Pense por si

Incêndio em Gavião dado como dominado

Todos os operacionais e viaturas vão manter-se no terreno para garantir a extinção do fogo

Autoridade Nacional de Protecção Civil anunciou que o incêndio no Gavião, distrito de Portalegre, foi dado como dominado "há poucos minutos". Ainda assim, todos os operacionais e viaturas vão manter-se no terreno para garantir a extinção do fogo. 

"O incêndio de Gavião há poucos minutos foi dado como dominado", afirmou a adjunta nacional de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, nobriefing diário sobre os fogos florestais. Apesar desta "boa notícia", a responsável apontou que "vai-se manter todo o dispositivo no terreno", à excepção dos meios aéreos.

"Ainda temos muitas horas de trabalho pela frente para garantir a extinção deste incêndio", salientou a responsável. 

Pelas 19h30, as chamas em Gavião estavam a ser combatidas por 524 operacionais, apoiados por 156 meios terrestres e quatro meios aéreos, de acordo com o site oficial daProtecção Civil

Recorde-se que esta sexta-feira o presidente da Câmara, José Pio, decidiu accionar o Plano de Emergência Municipal, uma vez que o incêndio "chegou mesmo às casas" em Belver, "contornou" a vila de Gavião, numa altura em que o fogo estava "muito violento e com várias frentes activas". 

Houve várias pessoas que chegaram a ser retiradas das suas casas como medida de segurança.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.