Vila Nova de Gaia e Porto atingidas pelo mau tempo
Chuva causou encerramento da estação de metro de São Bento e uma enxurrada na rua das Flores. Proteção Civil regista 193 ocorrências até às 13 horas.
Vila Nova de Gaia e Porto foram alvo de precipitação elevada este sábado, o que causou o encerramento, no Porto, da estação de metro de São Bento e da rua Mouzinho da Silveira. A baixa do Porto foi muito atingida, com a rua das Flores a ser atingida por uma enxurrada. A Proteção Civil registou 193 ocorrências até às 13 horas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo de precipitação até às 18 horas de hoje.
Amanhã, a precipitação vai colocar os distritos de Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja, até ao meio dia. Viseu e Aveiro ficam sob aviso amarelo até às 18 horas.
O IPMA já tinha avisado que este fim de semana "irá dar origem à ocorrência de precipitação forte e persistente no litoral a norte do Cabo Mondego, em especial na região do Minho". "Nestes locais, a precipitação forte irá ocorrer entre a madrugada e o princípio da tarde de sábado e entre a madrugada e tarde de domingo, podendo os valores acumulados variar entre 100 e 180 mm nas regiões montanhosas e entre 80 e 100 mm nas regiões não montanhosas".
É ainda esperado vento forte e forte agitação marítima.
Nas redes sociais, surgiram vários vídeos da água a encher as ruas do Porto:
Bombeiros recebem 150 pedidos de ajuda por inundações em duas horas no Porto
O concelho do Porto registou hoje em menos de duas horas 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, disse à Lusa fonte da Proteção Civil local.
Em declarações à Lusa, a fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto explicou que os 150 registos de pedidos de ajuda por causa das inundações nas habitações e vias públicas foram registados entre as 12:00 e as 13:50, tendo havendo maior concentração de pedidos de ajuda na "baixa da cidade".
Fonte da Polícia do Porto confirmou à Lusa que há várias vias encerradas ao trânsito devido à chuva intensa que se fez sentir desde o final desta manhã, mas sem especificar quais, devido ao "excesso de pedidos que estão a registar à hora de almoço".
Edições do Dia
Boas leituras!