Vice-reitor condenado a quatro anos e dois meses
Foi hoje conhecida a sentença de Rui Verde, vice-reitor da Universidade Independente
Rui Verde, vice-reitor da Universidade Independente, foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão com pena suspensa por gestão danosa, que levou à falência da instituição em 2007.
A leitura do acórdão, feita esta quarta-feira, aconteceu após três adiamentos. Entre os motivos para o caso ter sido tão prolongado foi a morte da juíza auxiliar Ana Wiborg, no verão de 2012, que levou à repetição do julgamento.
Em Fevereiro de 2009, o MP acusou 26 arguidos por um conjunto de crimes de natureza económico-financeira, e deduziu um pedido de indemnização cível contra cinco arguidos, de montante superior a um milhão de euros.
A crise na UNI começou com suspeitas de irregularidades no funcionamento da instituição, tendo-se verificado, em fevereiro de 2007, sucessivas reviravoltas no controlo da instituição e da empresa SIDES, que detinha a universidade, revelando fações em litígio.
A instituição foi encerrada a 31 de Outubro de 2007 na sequência de dois processos: um de caducidade de reconhecimento de interesse público e outro de encerramento compulsivo por manifesta degradação pedagógica.
Edições do Dia
Boas leituras!