Secções
Entrar

Vice-reitor condenado a quatro anos e dois meses

19 de julho de 2017 às 19:58

Foi hoje conhecida a sentença de Rui Verde, vice-reitor da Universidade Independente

Rui Verde, vice-reitor da Universidade Independente, foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão com pena suspensa por gestão danosa, que levou à falência da instituição em 2007.

A leitura do acórdão, feita esta quarta-feira, aconteceu após três adiamentos. Entre os motivos para o caso ter sido tão prolongado foi a morte da juíza auxiliar Ana Wiborg, no verão de 2012, que levou à repetição do julgamento.

Em Fevereiro de 2009, o MP acusou 26 arguidos por um conjunto de crimes de natureza económico-financeira, e deduziu um pedido de indemnização cível contra cinco arguidos, de montante superior a um milhão de euros.

A crise na UNI começou com suspeitas de irregularidades no funcionamento da instituição, tendo-se verificado, em fevereiro de 2007, sucessivas reviravoltas no controlo da instituição e da empresa SIDES, que detinha a universidade, revelando fações em litígio.

A instituição foi encerrada a 31 de Outubro de 2007 na sequência de dois processos: um de caducidade de reconhecimento de interesse público e outro de encerramento compulsivo por manifesta degradação pedagógica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela