Secções
Entrar

Universitários de Lisboa pagam em média 367 euros por quarto

16 de outubro de 2018 às 17:29

No Porto, a renda média para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada foi de 284 euros. Em Coimbra, o valor situou-se nos 197 euros.

O valor médio pago pelos estudantes para arrendamento de um quarto, em casa partilhada, na cidade de Lisboa situou-se nos 367 euros durante o trimestre que antecedeu o início do ano lectivo 2018/2019, revelou hoje a plataforma 'online' Uniplaces.

Com base nos dados de arrendamento registados durante o terceiro trimestre deste ano nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, a Uniplaces indicou que "mais de 4.600 estudantes encontraram alojamento seguro através da plataforma, só em Portugal".

Relativamente à cidade de Lisboa, a plataforma 'online' de arrendamento a universitários avançou que 82% da procura foi direccionada a "um quarto privado em casa partilhada com outros estudantes", verificando-se que o valor médio para esta modalidade de arrendamento foi de 367 euros e a duração média de estadia reservada foi de cinco meses, com as zonas de Arroios, Saldanha e Alameda a serem mais procuradas pelos estudantes.

Na cidade do Porto, a renda média para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada foi de 284 euros, "com a procura desta modalidade a dominar mais uma vez as pesquisas (71%)", informou a Uniplaces, referindo que as três zonas com mais arrendamentos na Invicta foram Paranhos, Cedofeita e Bonfim.

Das três cidades analisadas, Coimbra foi a que apresentou o valor médio mais baixo para o arrendamento de quarto em casa partilhada, que se situou nos 197 euros, no entanto os estudantes procuraram sobretudo esta modalidade de arrendamento (62%), embora "a procura de propriedade completa seja superior à registada nas cidades de Lisboa e Porto", com maior procura nas zonas de Montes Claros, Baixa e Cidral.

Ainda sobre os dados de arrendamento durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, "26% das reservas no país foram realizadas por estudantes de nacionalidade brasileira, com uma renda média de 399 euros para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada", apurou a plataforma.

Depois dos estudantes brasileiros, foram os portugueses, os espanhóis e os italianos os que mais reservaram através da plataforma, segundo os dados.

Criada por portugueses em 2012, a plataforma de alojamento universitário Uniplaces permite aos proprietários e senhorios a rentabilização dos imóveis junto do mercado de arrendamento universitário, que tem vindo a crescer nos últimos anos, em várias cidades universitárias da Europa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela