Secções
Entrar

Túnel do Marão demorou sete anos a construir

05 de maio de 2016 às 09:05

O Túnel do Marão é o maior da Península Ibérica com 5,6 quilómetros, mas o maior do mundo tem 24,51 quilómetros e fica na Noruega

Rasgou a serra do Marão entre Amarante e Vila Real e demorou sete anos a concluir. O túnel, incluído na Autoestrada do Marão abre ao trânsito às 00h00 de domingo depois de inaugurado sábado à tarde pelo primeiro-ministro, António Costa.

Possui 5,6 quilómetros e é o maior de Portugal, destronando as infraestruturas rodoviárias do género na Madeira, e ainda é o que possui uma maior extensão em toda a Península Ibérica.

No entanto, esta obra que permite atravessar a montanha, é ultrapassado por várias outras estruturas, das quais uma das maiores foi inaugurada na Noruega em 2000.


O Laerdal possui 24,51 quilómetros, demorou cinco anos a ser construído e liga as cidades de Laerdal e Aurland, no litoral sul da Noruega.

A sua travessia demora cerca de 20 minutos e o túnel foi projectado com uma iluminação especial e dividido em várias partes, dando aos condutores a sensação de se atravessar diferentes túneis em vez de um só.

A Autoestrada do Marão, a maior obra pública dos últimos tempos em Portugal, representa um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões são financiamento comunitário, segundo a Infraestruturas de Portugal.

Esta autoestrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público privada. O contrato de concessão foi assinado com a Concessionária Autoestrada do Marão, composta pelas empresas Somague e MSF.

O investimento inicial previsto era de 458 milhões de euros, dos quais 341 milhões eram destinados à sua construção, e a sua abertura ao tráfego foi anunciada para Fevereiro de 2012.

Mas a obra de escavação do Túnel do Marão foi suspensa por duas vezes devido a um processo judicial interposto por uma empresa que explorava águas nesta serra.

Em Julho de 2011, já com o Governo de Pedro Passos Coelho em funções, os trabalhos pararam em toda a extensão da autoestrada, desta vez devido a dificuldades financeiras por parte da concessionária.


Na altura estavam realizados 247 milhões de euros do investimento previsto para a construção, faltando ainda escavar cerca de quatro quilómetros dos 11,3 quilómetros que representam a extensão total das duas galerias do túnel.

Em Junho de 2013, o Governo PSD/CDS resgata a concessão do Túnel do Marão, uma decisão fundada no incumprimento pela concessionária que interrompeu a obra, e o empreendimento foi entregue à Infraestruturas de Portugal (IP).

Até à construção da Autoestrada do Marão, os dez maiores túneis portugueses encontravam-se na Madeira, com o Túnel do Cordado (3,2 quilómetros) a liderar esta lista. No continente, a maior infraestrutura rodoviária do género era a da Gardunha, no Fundão, com 1,6 quilómetros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela