Secções
Entrar

TST abre inquérito interno a autocarro "avariado" que se despistou em Setúbal

28 de agosto de 2019 às 14:21

Veículo que embateu num edifício em Setúbal estava imobilizado e identificado como "avariado". Acidente não causou feridos.

A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) disse, esta quarta-feira, que o autocarro que embateu num edifício emSetúbalestava imobilizado e identificado como "avariado", adiantando que foi instaurado um inquérito interno para apurar a causa do acidente.

Em resposta à agênciaLusa, a TST informou que a empresa "abriu um inquérito interno e está, simultaneamente, a colaborar com as autoridades competentes na realização das investigações, para apurar as causas deste acidente", referindo que estão a ser reunidas todas as informações sobre o caso.

De acordo com a empresa de transportes públicos coletivos, que opera na Península de Setúbal, o acidente com o autocarro ocorreu hoje, às 09h21, na Avenida São Francisco Xavier, em Setúbal, e "não resultaram quaisquer feridos".

"O autocarro, que ao início da manhã realizava a carreira 608, no percurso Viso -- CheSetúbal, teve uma avaria às 07:42. O veículo ficou imobilizado, vazio, desligado e com as portas fechadas na paragem localizada junto à farmácia do Viso, estando identificado no exterior como avariado", avançou a TST, acrescentando que, cerca de um hora e 40 minutos depois, às 09:21, o autocarro desceu a referida avenida, "causando danos a oito veículos e embatendo num edifício".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) indicou que o alerta para o acidente com o autocarro da TST, em Setúbal, que não causou vítimas, foi dado às 09h24.

Às 10:00 estavam no local 18 operacionais de socorro, com o apoio de oito viaturas.

Um das testemunhas do acidente, Nuno Rodrigues, relatou à Lusa que "o autocarro estava parado desde as 07:30 da manhã, presumivelmente, devido a uma avaria, porque tinha o triângulo de sinalização atrás", e, "por razões desconhecidas", começou a deslizar pela Avenida São Francisco Xavier.

Nuno Rodrigues referiu ainda que o autocarro "embateu inicialmente num separador da avenida e, depois, foi embatendo, sucessivamente, em diversas viaturas e num muro, acabando por se imobilizar ao embater na entrada de um prédio de nove pisos".

A Avenida São Francisco Xavier é bastante íngreme mas, apesar de o autocarro ter percorrido centenas de metros desgovernado, sem condutor e sem passageiros, provocou apenas danos materiais, sem registar vítimas.

Como constatou a Lusa no local do acidente, pelas 12:40, os funcionários da empresa TST, apoiados por elementos da Câmara Municipal de Setúbal, estavam a trabalhar na remoção do autocarro e na limpeza da via, assim como na recolha de elementos sobre as razões do acidente.

Apesar de se registarem constrangimentos, o trânsito na Avenida São Francisco Xavier circula nos dois sentidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela