Secções
Entrar

Trovoada, chuva e granizo em Lamego, Armamar e Resende

20 de junho de 2018 às 18:32

O número de ocorrências registado devido ao mau tempo ainda não está contabilizado.


1 de 4
Foto: Fotos de Rádio Douro Nacional - Lamego
Foto: Fotos de Rádio Douro Nacional - Lamego
Foto: Fotos de Rádio Douro Nacional - Lamego
Foto: Fotos de Rádio Douro Nacional - Lamego

Os concelhos de Lamego, Armamar e Resende, no norte do distrito de Viseu, foram esta quarta-feira afectados pelo mau tempo, que provocou inundações e quedas de árvores, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a mesma fonte, a chuva forte sentiu-se a partir das 15:00 e, dos três concelhos, o de Lamego foi o mais afectado.

"Há várias ocorrências de inundações e quedas de árvores devido ao mau tempo, mas sem gravidade", referiu.

Uma "precipitação anormal, sob a forma de granizo de grande calibre" provocou perto de 50 ocorrências no concelho de Lamego, metade das quais já estavam resolvidas às 17:45, anunciou a autarquia.

Segundo a mesma fonte, esta situação provocou "diversas inundações e infiltrações pelos telhados das habitações, bem como a queda de árvores e cortes de abastecimento eléctrico".

"Este fenómeno concentrou-se sobretudo na cidade de Lamego e na freguesia de Cambres, onde subsistem ainda alguns cortes de energia eléctrica", acrescenta.

A autarquia refere que se verificou também "um acidente de viação na (autoestrada) A24, junto a Valdigem, com dois feridos ligeiros, e uma derrocada na EN (Estrada Nacional) 222, em Bagaúste, que não provocou o corte da via".

"Felizmente, não há a lamentar quaisquer vítimas ou feridos graves", frisou.

A Protecção Civil de Lamego está a coordenar "um dispositivo envolvendo o próprio serviço municipal de Protecção Civil, os bombeiros, a PSP, a GNR e a Divisão de Serviços Urbanos" da Câmara, que integra "cerca de 53 homens e 24 viaturas".

"Neste momento, a prioridade é a salvaguarda de pessoas e bens e o restabelecimento de serviços afectados, desimpedimento e limpeza de vias interrompidas e a resolução de situações particulares, nomeadamente a inundação de caves de habitações", explica.

A autarquia garante que está no terreno "em avaliação constante, com vista a atender a todas as ocorrências que se deparem fruto do que ocorreu".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela