Secções
Entrar

Sindicato pede aos pilotos da TAP para gozarem folgas em atraso

28 de março de 2018 às 17:55

A companhia aérea tem vindo a cancelar dezenas de voos desde sábado, tendo garantido que vai indemnizar os passageiros afectados por atrasos ou cancelamento de voos.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) apelou aos pilotos da TAP para que peçam o gozo de folgas em atraso, para além de não aceitarem voos em dias de folgas e de férias, como "forma de pressão".

1 de 4
aviões TAP
Foto: David Martins
aviões TAP
Foto: David Martins
O avião da TAP Embraer 190
O avião da TAP Embraer 190

No documento enviado aos associados, a que a Lusa teve acesso, o SPAC informou que decidiu implementar três "medidas iniciais": a não aceitação de voos em folga/férias no período de 24 a 28 de Março (inclusive), pedido de folgas em atraso e 'e-learning'.

No caso do 'e-learning' (ensino à distância), o SPAC explica que, "sendo a actividade de formação considerada como 'duty' [dever], e, estando o piloto sujeito a máximos regulamentares e legais, entendemos ser obrigatório o seu registo em planeamento mensal e respectiva contabilização".

"Consequentemente toda a formação necessária e obrigatória terá que constar do planeamento mensal do piloto", adverte o sindicato, que na última assembleia de empresa foi mandatada para "continuar a negociar com a TAP e a exercer formas de pressão necessárias".

Em anexo a esta informação, o SPAC enviou também aos pilotos da TAP a minuta do pedido de folgas em atraso e notas explicativas sobre o regime de folgas.

A medida de não aceitação de voos em dias de folga e férias termina hoje, de acordo com o documento a que a Lusa teve acesso, isto é, antes do início do período de maior intensidade de tráfego associado à Páscoa, enquanto as outras duas medidas não têm calendário definido.

A TAP tem vindo a cancelar dezenas de voos desde sábado, tendo hoje garantido que vai indemnizar os passageiros afectados por atrasos ou cancelamento de voos, depois da Deco referir estar a receber vários pedidos de informação.

Só desde as 07:00 de segunda-feira até à tarde de terça-feira, segundo a página da ANA --Aeroportos de Portugal, a companhia aérea cancelou 36 voos de e para aeroporto de Lisboa, tendo a transportadora "lamentado" a situação sem apresentar por enquanto justificações.

A agência Lusa questionou a transportadora, que ainda não respondeu, sobre os motivos para dezenas de cancelamentos, uma situação que a RTP tinha noticiado no sábado.

A Lusa também contactou na segunda-feira ao final da tarde fonte oficial do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) sobre a referida recusa dos pilotos em trabalhar em dias de folga e de descanso semanal, mas fonte oficial recusou qualquer comentário sobre a iniciativa.

No passado dia 15, os pilotos da reuniram-se em assembleia de empresa convocada pelo SPAC e decidiram mandatar a direcção sindical para prosseguir as negociações com a companhia, que têm a ver com matérias relacionadas com o regulamento de contratação externa e a actualização salarial.

A assembleia dos pilotos da TAP teve como ordem de trabalhos a análise da "situação de incumprimento" pela TAP do Acordo de Empresa relativo ao regulamento de contratação externa (RERCE) e a actualização salarial, bem como medidas "para a resolução da situação de depreciação salarial dos pilotos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela