Secções
Entrar

Sindicato da PSP suspende concentração depois de Governo autorizar pré-reformas

Lusa 28 de janeiro de 2025 às 21:50

Governo autorizou a passagem à pré-reforma de 500 elementos da PSP e a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia decidiu suspender protesto.

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) suspendeu esta terça-feira uma concentração, marcada para sexta-feira, frente ao Ministério da Administração Interna depois de o Governo autorizar a passagem à pré-reforma de 500 profissionais.

O Governo autorizou na segunda-feira a passagem à pré-reforma de 500 elementos da PSP, uma decisão que teve por base uma proposta do diretor nacional daquela polícia, Luís Carrilho, como então disse à Lusa fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI).

"A ASPP/PSP, "inusitadamente", teve conhecimento da publicação de tal despacho e, nesses termos, considerando que a razão pela qual a iniciativa foi delineada se encontrar ultrapassada, decidiu suspender a mesma", refere o sindicato em comunicado.

Numa anterior decisão, o sindicato tinha decidido marcar a concentração por considerar "incongruente e provocador o atraso da publicação do despacho que permite a saída de profissionais para a pré-aposentação referente ao ano de 2024".

Na nota hoje divulgada, a ASPP/PSP adianta que "esta suspensão surge de outra premissa constante em toda a problemática da pré-aposentação e, em parte, do agendamento da concentração, ou seja, ultrapassado que fica o Despacho referente às vagas de 2024, coloca-se o despacho referente às de 2025, que se espera ocorra, até maio de 2025".

O associação sindical adianta que, embora suspensa a Concentração agendada para sexta-feira, irá "remarcá-la para o mês de maio, em dia a definir, caso o Despacho referente ao presente ano não seja publicado até esse mês e porque a questão da pré-aposentação é um incumprimento constante nas mais diversas vertentes, uma profunda desconsideração por quem tanto deu à Instituição policial".

O número de polícias que vão passar à pré-aposentação é fixado de acordo com a disponibilidade, tendo em conta as necessidades operacionais e admissão de novos elementos, daí ser fixado anualmente por proposta do diretor nacional da PSP.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela