Quem vai acompanhar Gandra d’Almeida na direção executiva do SNS?
Governo já anunciou os gestores da nova equipa que vai gerir o Serviço Nacional de Saúde.
O Governo aprovou na terça-feira (25), em Conselho de Ministros, os elementos da nova direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), agora sob aliderança de António Gandra d’Almeida. Ana Margarida Oliveira, Ana Rangel, Carla Catarino, Hélder Teixeira de Sousa e Maria Martins, foram os escolhidos para completar o conselho de gestão, indica o comunicado do Governo.
Ana Margarida Ribeiro Correia de Oliveira é, desde 2011, mestre em Medicina, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e especialista em Medicina Geral e Familiar. Com um vasto currículo, frequentou diversos cursos com o de Hipertensão Arterial, a Especialização em Geriatria, ou ainda o de Liderar e Gerir equipas com inteligência emocional. É membro Fundador do Grupo de Estudos de Obesidade da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e coordenadora da USF Cedofeita.
Com 47 anos, Hélder Teixeira de Sousa é enfermeiro. Além disso, desempenha também funções enquanto vice-presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros.
Maria Helena Alves Farinha Martins, é farmacêutica hospitalar assessora sénior, na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental.
Já Carla Alexandra de Menezes Moutinho Henriques Gonçalo Catarino, de 53 anos, licenciou-se em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada de Lisboa, em 1995, e graduou-se também em Gestão pelo Business School ISCTE, em 2001. Recebeu formação no VIII Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde e no Statistics on Health Accounts.
A mestre Ana João Vieira Rangel coordena atualmente a Empresa de Gestão Partilhada de Recursos da Administração Pública (GeRAP), uma entidade pública de cariz empresarial, a quem compete assegurar o desenvolvimento de serviços partilhados no âmbito da Administração Pública, assumindo-se também como entidade gestora da mobilidade.
Todos os nomes foram propostos pelo diretor executivo António Gandra d’Almeida e aprovados por um período de três anos. Contudo, ainda terão que passar pelo crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
Gandra d’Almeida substitui agoraFernando Araújo, que se demitiu do cargo em abril, tendo sido anunciado como diretor executivo do SNS a 22 de maio, pelo Ministério da Saúde. Só a 14 de junho iniciou funções.
Com 44 anos, tem formação complementar na Academia Militar, uma Pós-Graduação em Saúde Militar, o mestrado European Master in Disaster Medicine e a especialidade em Cirurgia Geral, bem como de Gestão de Serviços de Saúde, Emergência e Medicina Militar pela Ordem dos Médicos.
Entre 2014 e 2019, foi responsável pelas Vias Verdes da Região Centro do INEM, tendo estado à frente da instalação e coordenação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Barreiro, de 2016 a 2018, de acordo com o Ministério da Saúde.
Edições do Dia
Boas leituras!