Queda de grua e cortes de energia. Mau tempo causa estragos no País
Pelo menos uma pessoa sofreu ferimentos ligeiros devido ao mau tempo, em Vouzela. Vento forte é a razão da maioria das 1.300 ocorrências registadas pela Proteção Civil.
A tempestade Kirk está a atingir Portugal esta quarta-feira, causando mais de 1.300 ocorrências registadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) até às 9 horas. A maioria das mesmas deve-se ao vento forte e a região mais afetada é o Norte.
"A região Norte foi a mais afetada pelo mau tempo com 988 ocorrências, sendo que o maior número 415 foi registado na Área Metropolitana no Porto com muitas quedas de árvores devido à ação do vento", adiantou José Miranda, oficial de operações da ANEPC, à Lusa.
A queda de uma árvore em São Miguel do Mato, Vouzela, provocou um ferido ligeiro e obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 16, disse à agência Lusa fonte do comando sub-regional de Viseu Dão Lafões. Em Vila Nova de Gaia, caíram uma grua e meia centena de árvores, sem registo de vítimas.
A E-Redes revelou que mais de 300 mil pessoas estão sem energia, sobretudo no norte. Numa informação enviada à agência Lusa, a empresa do grupo EDP indicou que cerca das 05:00 de hoje, os efeitos da tempestade começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica, afetando com maior severidade os distritos de Viana, Braga, Porto e Aveiro e um impacto mais moderado nos distritos de Viseu e Vila Real.
"Ainda estamos com muitos disparos na rede elétrica e nesta altura não conseguimos prever quando ocorrerá a reposição integral, algo que acompanharemos e informaremos melhor ao longo dia", refere a empresa, adiantando estar mobilizados no terreno 800 operacionais.
Em Montalegre, foram encerradas escolas devido às previsões de vento e chuva fortes. No Porto, a queda de árvores na escola Alexandre Herculano também levou ao cancelamento das atividades letivas.
No distrito de Vila Real, alegadamente por causa do vento forte, um camião tombou no tabuleiro da Autoestrada 24 (A24), ao quilómetro 48, perto de Vila Pouca de Aguiar, estando a causar constrangimentos na situação rodoviária.
A circulação ferroviária também se encontra condicionada, especialmente no Norte. "Devido ao mau tempo que está a afetar o país, especialmente nas regiões Norte e Centro de Portugal, verificam-se perturbações significativas na infraestrutura ferroviária em várias localidades", informa a CP num comunicado divulgado no seu 'site'.
Fonte da empresa especificou à Lusa, cerca das 08:15, que se verificavam perturbações nas linhas do Douro, Vouga, Minho e no ramal de Braga.
Edições do Dia
Boas leituras!