Secções
Entrar

PSP deteve seis estudantes que tentavam pernoitar na FCSH

Diogo Barreto 14 de novembro de 2023 às 13:34

Os detidos foram libertados esta manhã. Entretanto, foi marcado, para as 15h30, um protesto na faculdade de Lisboa contra os acontecimentos desta madrugada.

Seis estudantes foram detidos esta terça-feira, por tentarem passar a noite em protesto pacífico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa. Os ativistas que reivindicam o fim da utilização de combustíveis fósseis e a passagem a eletricidade 100% renovável e acessível até 2025 foram levados pela PSP durante a madrugada. 

Francisco Valente Carvalho/CMTV

O grupo resistiu de forma pacífica, de forma a manter a ocupação, mas acabou por ser retirado da faculdade e detido por volta da 1h00, avança a Greve Climática Estudantil em comunicado. Os seis estudantes saíram em liberdade ao início da manhã desta terça-feira. 

"A suposta ‘faculdade que luta’, que celebra o Salgueiro Maia com um mural, não hesitou em reprimir a luta dos estudantes", denuncia Beatriz Xavier, uma das estudantes detidas. "Eu não queria ter de lutar para garantir o meu futuro, mas é esta a nossa realidade. Não podemos continuar apenas a estudar para um futuro que não vamos ter se nada fizermos. Precisamos de disrupção para parar a destruição", diz, citada no comunicado emitido esta tarde.

Entretanto, foi marcado, pelas 15h30 um protesto na FCSH contra os acontecimentos desta madrugada.

Os estudantes começaram na segunda-feira uma nova onda de ações pelo fim dos combustíveis em Lisboa e Coimbra, alertando que vão causar disrupção em escolas e faculdades até o Governo se comprometer com um plano "que garanta uma transição justa dentro dos prazos ditados pela ciência e através de um serviço público de energias renováveis".

Artigos recomendados
As mais lidas