Secções
Entrar

Proteção Civil registou mais de 3.300 ocorrências "nas últimas horas" devido à depressão Kristin

Luana Augusto 28 de janeiro de 2026 às 12:26

Pelas 12h30 desta quarta-feira ainda havia cerca de 590 mil clientes afetados pela falta de energia.

A Proteção Civil registou "nas últimas horas" cerca de 3.300 ocorrências. A informação foi avançada esta quarta-feira pela própria autoridade em conferência de imprensa, que explicou que "este número está a ser muito dinâmico com uma evolução muito rápida".
Proteção Civil regista ocorrências devido à depressão Kristin CARLOS BARROSO/LUSA
Nas últimas horas foram registadas "queda de árvores, queda de infraestruturas, inundações e limpezas de via", segundo Daniela Fraga, adjunta do Comando de Operações, e as zonas mais afetadas foram a "sub-região de Leiria, a sub-região de Lisboa, a sub-região da Península de Setúbal, Oeste, Lezíria do Tejo, Médio Tejo, Aveiro e a sub-região de Coimbra". Segundo Nuno Lopes, do IPMA, tratou-se de "uma situação rara".  Foi, aliás, em Leiria e Vila Franca de Xira que se: uma deveu-se à queda de uma árvore sobre um veículo e a outra à queda de uma infraestrutura. Na mesma conferência, a Proteção Civil lamentou o sucedido e deixou "condolências à família das vítimas mortais".
Apesar de a Proteção Civil estar reunida com outras entidades, nomeadamente com a GNR, "ainda existem muitos constrangimentos, nomeadamente nas comunicações, nas vias rodoviárias, na distribuição de rede elétrica", segundo Daniela Fraga. Somam-se ainda "árvores caídas e danos em infraestruturas, quer habitacionais quer (...) em postes elétricos". Sobre os cortes de energia, o presidente da Proteção Civil, José Manuel Moura, destacou que no princípio da madrugada havia "cerca de um milhão de clientes afetados" pela falta de energia elétrica e que pelas 12h30, haviam cerca de "590 mil" afetados. Apesar disso, sublinhou que o impacto desta tempestade foi "minimizado" devido aos "avisos difundidos à população" - foram enviadas "mais de seis milhões de mensagens" - e à "postura prudente por parte da população". Segundo Nuno Lopes, do IPMA, nas próximas horas haverá uma "melhoria do estado do tempo", porém, haverá "agravamentos para o final do dia de hoje".
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima