Secções
Entrar

Proteção Civil deixa alerta para as próximas horas e aconselha colocar "sacos de areia junto às portas"

Luana Augusto 01 de fevereiro de 2026 às 16:33

Autoridade avisa que as próximas horas serão "extremamente graves" e pede que a população tome medidas.

A Proteção Civil alertou este domingo que as "previsões meteorológicos [para as próximas horas] são extremamente graves e com potencial dano muito significativo" e aconselhou a população próxima às "zonas afetadas pelas cheias" a colocar "sacos de areia junto às portas". "São pequenas ações que exortamos a população [a tomar]", disse em conferência de imprensa o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil.
1 de 2
Proteção Civil alerta para riscos e aconselha população a proteger habitações
Foto: CARLOS BARROSO/LUSA
Proteção Civil alerta para gravidade nas próximas horas e aconselha precauções
Foto: CARLOS BARROSO/ LUSA
Mário Silvestre avançou ainda que "a partir de hoje e até cerca das oito manhã [de dia 3] a precipitação será muito intensa, mantendo-se este quadro meteorológico até ao final da semana". "Não é uma situação passageira", adiantou. O comandante deixou ainda um aviso para a capacidade de retenção de água nos solos, que já foi atingida. "Como dizem os homens da APA [Agência Portuguesa do Ambiente], a capacidade de campo foi atingida. Isto significa que o solo não tem mais capacidade de retenção de água e, portanto, toda a água que cair vai escorrer para as bacias e vamos ter um problema." Face à passagem de uma nova tempestade - a quarta, depois da Ingrid, Joseph e Kristin -  o Conselho de Ministros decidiu reunir-se de emergência para decretar o e prometer apoios "no valor de 2.500 milhões de euros". 
Desde a passagem da depressão Ingrid que milhares de pessoas permanecem sem eletricidade ou água. Até às 12h deste domingo contabilizavam-se cerca de 167 mil clientes sem energia: destes, 50 mil casos verificavam-se em Leiria - uma das zonas que foi mais afetada pelo mau tempo. A tempestade deixou também algumas estradas cortadas, como foi o caso da A24, que para já não há data de reabertura. Também há registos de centenas de pessoas feridas em acidentes de limpeza e reconstrução: só no Hospital de Leiria deram entrada 545 feridos com traumas, revelou à Lusa fonte hospitalar. Acompanhe a situação do mau tempo ao minuto.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima