Secções
Entrar

Problemas na habitação: Costa pede ajuda à Comissão Europeia

SÁBADO 01 de setembro de 2023 às 12:03

Governo considera essencial Europa reconhecer que os apoios às rendas "visam colmatar uma falha de mercado" que pretende ajudar "tantos jovens europeus".

O governo português enviou uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, onde pede maior atenção para o "problema da escassez e dos altos custos da habitação". A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo jornalExpressoque esclarece que, à semelhança do que aconteceu o ano passado, António Costa enviou esta comunicação antes da rentrée europeia.

EPA/FILIP SINGER

No texto, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, fala na "falta de oferta imobiliária" que se vive em muitas cidades e ressalva que "os encargos com habitação têm vindo a subir ocupando já um espaço muito significativo no rendimento mensal das famílias", um problema que não se sente apenas em Portugal mas também outros Estados-membros.

Como proposta, o Executivo pede que a Europa pense na criação de "habitação acessível", que permita alargar a oferta pública e privada, com "técnicas de construção adequadas ao momento de transição ecológica e digital" que se vive.

De acordo com o semanário, a comunicação aborda ainda outros temas – como a "fuga de talentos", a "recuperação de territórios ardidos" e "as questões da água" - e divide-se entre problemas de resolução a curto e longo prazo uma vez que o executivo comunitário está a chegar ao fim do mantado.

Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima