Presidente da República saúda descida do desemprego
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que se trata da "continuação de uma evolução já prevista"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou a descida da taxa de desemprego para 9,2% em Maio e considerou que se trata da "continuação de uma evolução já prevista".
O chefe de Estado falava a propósito dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em baixa a taxa de desemprego de Maio para 9,2%, o valor mais baixo desde 2008, e estimou, para Junho, uma nova descida para 9,0%.
"É a continuação de uma evolução já prevista", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas, no final da cerimónia de encerramento do ano lectivo no Instituto Universitário Militar.
"E é um factor positivo que se deve reconhecer, não há dúvida", acrescentou, não se alongando mais sobre o tema.
No portal do Instituto Nacional de Estatística, pode ler-se que "a população desempregada de Maio foi estimada em 473,7 mil pessoas, tendo diminuído 3,3% em relação ao mês precedente (menos 16,2 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4 670,3 mil pessoas, tendo aumentado 0,1% (mais 5,9 mil pessoas) face ao mês anterior".
Em termos homólogos, o valor provisório apontado para o INE para Junho representa uma descida face aos 11,1% observados um ano antes.
Edições do Dia
Boas leituras!