Posse administrativa na Ria Formosa sem confrontos
Moradores têm-se colocado à frente das casas, mas as operações têm decorrido com normalidade
Uma equipa da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa está a tomar hoje posse administrativa de 35 habitações no núcleo do Farol, nas ilhas-barreira da Ria Formosa, em Faro.
Esta posse está relacionada com uma operação integrada de requalificação e valorização da orla costeira na Ria Formosa, entre Vale do Lobo, no concelho de Loulé, e Vila Real de Santo António.
De acordo com a SIC Notícias, a Polis toma posse administrativa, mesmo que tenha de mudar a decisão devido às providências cautelares interpostas por moradores.
Hoje, a operação decorreu com protestos, mas numa postura de não-confronto entre a Polícia Marítima, a equipa da Polis e os moradores. As pessoas têm-se colocado em frente às casas, mas a equipa tem afixado os editais e desenhado números nos muros. Há 50 casas sinalizadas para demolição.
No núcleo dos Hangares, em Olhão, a tomada de posse administrativa de 22 casas está marcada para 2 de Março.
Entre os vários projectos da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa está o processo de renaturalização das ilhas-barreira que tem sido contestado pelas populações residentes nos núcleos habitacionais ali instalados.
A par de manifestações e protestos contínuos de moradores, associações, autarquia e vários partidos, o processo tem vindo a ser tratado nos tribunais onde foram pedidas várias providências cautelares.
Edições do Dia
Boas leituras!