Secções
Entrar

Portugal é o quarto país da UE com menos casamentos

14 de fevereiro de 2019 às 14:48

Embora das mais baixas da UE, a taxa de nupcialidade em Portugal até progrediu nos últimos anos, tendo aumentado 3,8% em 2017 face ao ano anterior.

Portugal registou em 2017 a quarta taxa de nupcialidade mais baixa da União Europeia, com apenas 3,3 casamentos por 1.000 habitantes, contra 4,3 da média europeia, revelam dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Publicado no dia de São Valentim, o relatório do gabinete oficial de estatísticas da UE revela que as taxas de nupcialidade na União variam entre os 7,5% (por 1.000 habitante), na Lituânia, e os 3,1%, na Eslovénia, sendo que, além desta antiga república jugoslava, apenas Luxemburgo e Itália, ambos com 3,2%, apresentam taxas mais baixas do que Portugal.

Embora das mais baixas da UE, a taxa de nupcialidade em Portugal até progrediu nos últimos anos, tendo aumentado 3,8% em 2017 face ao ano anterior, segundo dados divulgados no ano passado pelo Instituto Nacional de Estatística, que confirmam que desde 2015 que a tendência do número de casamentos tem sido de aumento.

Atrás da Lituânia, os países que registaram uma maior proporção de casamentos em função da população foram a Roménia (7,3%), Chipre e Letónia (ambos com 6,8%) e Malta (6,3%).

Os dados do Eurostat – que, para o conjunto da UE, remontam a 2015, e para Alemanha, Irlanda e França se referem a 2016 – revelam que a taxa de nupcialidade na União caiu de 7,8% em 1965 para 4,3% em 2015, enquanto a taxa de divórcios aumentou de 0,8% para 1,9% no mesmo período de meio século.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela