Secções
Entrar

Portugal com mais de 700 mil alojamentos vagos em 2021

Diogo Barreto 08 de fevereiro de 2023 às 14:16

Os dados dos censos mostram que apesar dos alojamentos vagos, 13% das casas estão sobrelotadas e um terço precisa de obras.

Os censos davam conta de que existiam 5,9 milhões de alojamentos familiares em Portugal, em 2021, sendo que mais 700 mil estavam vagos, informa o Instituto Nacional de Estatística (INE). Foi apresentada esta quarta-feira o relatório "O que nos dizem os Censos sobre a habitação", preparada com base nos principais resultados dos censos realizados em 2021. 

Do total dos imóveis em Portugal destinados à habitação, 12,1% desses estão vagos (e 15% são de residência secundária). Segundo o INE, 48% desses fogos vagos estão para arrendar ou para venda. Dos edifícios vagos, mais de 15% necessitava de reparações profundas.

É referido nos censos que dois terços (64%) dos prédios nacionais não necessita de reparações, mas que há mais de um milhão de edifícios a precisarem de obras. Destes, 21,8% necessitava de reparações ligeiras (780.126 edifícios), 9,4% de reparações médias (335.599 edifícios) e 4,6% de reparações profundas (163.101 edifícios). A grande maioria dos prédios a necessitar de reparações profundas estão vagos.

O INE revela ainda que o parque habitacional português é "relativamente novo", sendo que um terço do mesmo tem menos de 30 anos. Mas avisa que entre 2011 e 2021 a renovação dos edifícios tem vindo a reduzir. 

Em 2021, 12,7% dos alojamentos de residência habitual encontravam-se sobrelotados (ou seja, com necessidade de pelo menos mais uma divisão), sendo que este é um problema principalmente na Região Autónoma da Madeira, onde esse valor sobe para os 23,3%, seguida da Região Autónoma dos Açores (17,4%) e do Algarve (16,9%).

O estudo concluiu ainda que  as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto concentravam 39,1% dos alojamentos existentes no País e que é nestas regiões que os preços de arrendamento são mais elevados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela