Secções
Entrar

Porto Editora pede desculpa por referência ao caso Marega e garante que vai corrigir

Record 01 de agosto de 2022 às 16:16

Manuais escolares de 10.º ano "que ainda não foram impressos" vão ser sujeitos a alterações no texto.

A Porto Editora revelou esta segunda-feira, num esclarecimento prestado ao Grupo Santiago, que irá corrigir, na sequência dorecente comunicado do V. Guimarães, o texto referente ao caso Marega incluído num livro de filosofia do 10.º ano.

Segundo o esclarecimento, o caso foi incluído inicialmente no manual 'Ágora' com o objetivo de "abordar o tema da subjetividade moral, de forma a levar os alunos a uma reflexão crítica e a uma tomada de posição a partir de notícias e de casos atuais e mediáticos". Os estudantes eram desafiados a "interpretarem o tema através de uma perspetiva subjetivista e, em oposição, segundo uma visão crítica do subjetivismo".

A Porto Editora pediu desculpa pelo facto de os autores do manual se referirem aos adeptos do V. Guimarães como os autores dos insultos racistas dirigidos a Marega, em fevereiro de 2020, sendo que o clube já foi absolvido das acusações. "Neste sentido, pedimos desculpa ao Vitória Sport Clube e aos adeptos vitorianos e vamos proceder à correção no texto nos livros escolares que ainda não foram impressos", pode ler-se.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela